CBAt divulga critérios de convocação para 2023

Confederação Brasileira de Atletismo divulgou os critérios para seleção de atletas das principais competições do ano.

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou os critérios para a convocação das seleções brasileiras na temporada de 2023, ano pré-olímpico. A principal competição no calendário internacional é o Campeonato Mundial de Budapeste, na Hungria, de 19 a 28 de agosto.

Os critérios, recém-publicados na nota oficial Nº 010/2023 (19/1), são fruto de um trabalho minucioso e definidos após um processo de análise e discussão presencial. Além disso, de forma ampla e democrática, junto aos integrantes do Conselho Técnico, em Bragança Paulista (SP). Existiu o cuidado de não impactar o planejamento de atletas e treinadores. Ter critérios objetivos, produzir um documento bem redigido – com atenção para todos os regulamentos – e respeitando prazos.

Para o Mundial de Atletismo de Budapeste, serão chamados os atletas que atendam aos critérios da World Athletics (WA) de índices e cotas. Até o máximo de três atletas por prova. Assim, os períodos de obtenção do índice são distintos para a maratona e marcha 35 km – de 1/12/21 a 30/5/23. Marcha 20 km, 10.000 m e combinadas – 31/1/22 a 30/7/23. E, as demais provas – 31/7/22 a 30/7/23.

Outras competições

O Campeonato Mundial de Cross Country de Bathurst, na Austrália, no dia 18 de fevereiro, abre o calendário de competições internacionais para o Brasil. Fábio Jesus Correia (São Paulo/Kiatleta-SP) e Maria Lucineida Moreira (AAPD-PE) conquistaram os títulos do Campeonato Sul-Americano de Cross Country realizado domingo (22). Com isso, asseguraram presença no Mundial, assim como a atleta sub-20 Gabriela de Freitas Tardivo (IPEC-PR). Os brasileiros terão os custos de viagem e estadia pagos pela WA.

Também estão definidos os critérios para as seleções nos Pan-Americanos de Maratona de Caracas (VEN), em 19 de março. Da Marcha Atlética de Managua (NIC), 15 e 16 de abril, de Provas Combinadas de Otawa (CAN), 13 e 14 de maio. E, o Pan-Americano Sub-20 de Atletismo, que será em Mayaguez (PUR), de 4 a 6 agosto.

Além disso, os critérios para as seleções do Sul-Americanos Sub-20 de Bogotá (COL), de 19 a 21/5. Assim como o Sul-Americano adulto, que será em São Paulo, no Brasil, de 28 a 30 de julho. Os convocados são os campeões de cada prova individual do Troféu Brasil Loterias Caixa de Atletismo 2023. E, o primeiro do Ranking Brasileiro, de 1/1/2023 a 9/6/2023 (no masculino e no feminino).

Meia maratona

Há ainda critérios para o Sul-Americano de Meia Maratona, em Santa Cruz de La Sierra (BOL), dois de julho. Como também o Campeonato Mundial de Corrida de Rua, em Riga (LET), dias 30 setembro e 1º de outubro.

Para o Mundial de Trilha e Montanha de Insbruck (AUT), de 6 a 10 de julho. Assim como o Ibero-Americano Sub-18 de Lima, Peru, de 15 a 17 de setembro. E, os Jogos Pan-Americanos de Santiago (CHI) em outubro, competição do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e também muito importante no calendário de 2023, os critérios de convocação das seleções ainda estão em discussão. Por exemplos, o Ibero-Americano Sub-18 não teve seu regulamento publicado e o Pan de Santiago depende de diretrizes do Comitê Organizador para o COB e depois do Comitê do Brasil para a CBAt.

“Foi um trabalho minucioso, de aprimoramento na elaboração dos critérios”, afirmou Claudio Castilho, diretor Executivo da CBAt. “O Conselho se reuniu presencialmente, por dois dias, e foram amplos debates para que chegasse nessa proposta publicada”, completou.

“A CBAt teve um cuidado muito grande. A proposta foi bem elaborada pelo professor Bichara (Jorge Bichara, assessor da Presidência), a partir de estudos sobre a participação do Brasil nessas competições em edições anteriores. Tendo como objetivo principal a performance dos atletas, a oportunidade, mas também com responsabilidade financeira. Priorizamos, dentro dos critérios, a participação dos atletas visando a performance, mas se atendo aos recursos”, comentou o presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos.

Conselho Técnico

A supervisora Técnica Joana Ribeiro Costa foi nomeada para integrar, oficialmente, a composição do Conselho Técnico, considerando as três indicações da CBAt conforme prevê o Estatuto. Assim, Jorge Bichara, Joana Ribeiro Costa e Neilton Moura são os três representantes CBAt no Conselho Técnico.

O órgão ainda é formado por Wlamir Motta Campos, membro nato; Cisiane Dutra Lopes e Pedro Honório Nascimento, representantes dos atletas; Maria Magnólia Figueiredo e Deraldo Opa, das federações; Sonia Ficagna e Rodrigo Weber, dos treinadores; Josilene da Silva e Florenilson de Almeida, dos árbitros; e um representante dos clubes.

casoatletismo

Ler anterior

Caio Bonfim é vice-campeão do Race Walking Tour 2022

Read Next

Copa Brasil abre temporada para a marcha atlética

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *