Caio Bonfim confirma favoritismo e vence os 20 km do Sul-Americano

O brasiliense Caio Bonfim (CASO-DF) conquistou na manhã deste domingo (10/3) mais um título do Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética – o terceiro – na prova dos 20 km, disputada em um circuito de 1 km na Arena Pernambuco, na cidade de São Lourenço da Mata, na região metropolitana de Recife.

O marchador, que bateu domingo (3/3) o recorde brasileiro da especialidade, com 1:17:44, no GP Chinês, em Taicang, com a medalha de bronze, completou a prova em 1:22:49, com calor de 26 graus e umidade relativa do ar de 94%. Matheus Gabriel Correa (AABLU-SC) ficou com a medalha de prata, com 1:25:44, seguido do colombiano Mateo Romero Blanco, com 1:26:10.

“Estou feliz. Vim aqui para representar meu país e o Sul-Americano é uma competição importante. Ainda mais em um ano olímpico. Em Paris também estará quente, em agosto, como esteve aqui em Pernambuco. É sempre bom testar o corpo, a hidratação, fazer o gelo para baixar a temperatura interna. Enfrentamos calor no Mundial de Doha (2019) e na Olimpíada de Tóquio (2021). Cada prova é um degrau para os Jogos nosso grande objetivo do ano.”

Caio aproveitou a ausência de sol e até um pouco de chuva para fazer a primeira parte da prova bem forte – passou os primeiros 10 km em 41:01. “Foram duas provas uma sem sol e outra com sol, que saiu depois da largada”, disse o atleta, que chegou da cansativa viagem à China na noite de terça-feira (5/3) e teve de se adaptar à mudança de 11 horas de fuso horário.

“Dei o meu melhor. Não deu para ser mais rápido. Prova muito boa pelo clima. Competi no domingo passado no frio, com atletas velozes. Estamos testando e ajustando os treinos, sempre com muito trabalho”, afirmou Caio, ansioso para voltar para casa (mora em Sobradinho-DF), dormir em sua cama, rever os filhos com calma e ter sua alimentação preferida.

O próximo desafio do ganhador da medalha de bronze no Mundial de Budapeste no ano passado, será o Mundial de Marcha Atlética por Equipes, dia 21 de abril, em Antalya, na Turquia. Em seguida começa a participação na temporada europeia de Grandes Prêmios.

Nos 20 km femininos, o domínio foi estrangeiro. A colombiana Lucy Alejandra Mendoza conquistou a medalha de ouro, com 1:35:24, seguida das equatorianas Magaly Batriz Bonilla Solis (1:36:09) e de Paula Milena Torres Sarango (1:36:56). A brasileira mais bem colocada foi Bruna Batista de Oliveira (AABLU-SC), que terminou na oitava colocação, com 1:49:30.

Todos os campeões

35 km feminino – Viviane Santana Lyra (BRA) – 2:52:26
35 km masculino – Diego Pereira Lima (BRA) – 3:11.40
20 km – masculino – Caio Bonfim (BRA) – 1:22:49
20 km feminino – Lucy Alejandra Mendoza (COL) – 1:35:24
10 km – sub-20 feminino – Ruby Dayana Segura Garcia (COL) – 51:04
10 km – Sub-20 masculino – Jesus Lonardo Ramirez (COL) – 45:11
10 km – Sub-18 masculino – José Duvan Ccoscco (PER) – 50:51
5 km – sub-18 feminino – Rocio Andia Arotaipe (PER) – 26.37

O Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio das Loterias Caixa, e com apoio da Atletismo Sul-Americana, Secretaria de Educação e Esportes do Governo de Pernambuco e da Federação Pernambucana de Atletismo.

Resultados completos da competição

CLIQUE AQUI

Fonte: https://cbat.org.br/

casoatletismo

Ler anterior

Caio Bonfim obtém 13º título da Copa Brasil

Read Next

Gianetti e Caio Bonfim são premiados em São Paulo

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *