Gianetti e Caio Bonfim são premiados em São Paulo

A marcha atlética está em festa no Brasil. Afinal dois marchadores – o brasiliense Caio Bonfim e a carioca Viviane Lyra – foram eleitos os melhores atletas brasileiros de 2023 durante a cerimônia do 3º Prêmio Melhores do Ano Loterias Caixa, realizada na noite de domingo (24/3) em São Paulo.

Caio ganhou ainda a medalha José Telles da Conceição, que homenageia o primeiro medalhista olímpico do atletismo brasileiro das mãos de Paulo Wanderley, presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Os dois atletas premiados já estão qualificados para os Jogos Olímpicos de Paris, em agosto. A festa de premiação dos melhores do ano do atletismo foi realizada após a Assembleia Geral que aprovou as contas de 2023 e aprovou o orçamento de 2024.

Caio Bonfim recebeu o seu Troféu de Melhor Atleta do Ano-2023 das mãos de Maria Thereza da Silva Moreira Assunção, diretora executiva das Loterias Caixa, e de Kleber Paz, superintendente Nacional Loterias Caixa, apadrinhado pelos campeões olímpicos Joaquim Cruz, dos 800 m em Los Angeles-1984, e Maurren Higa Maggi, no salto em distância, em Pequim-2008. A Loterias Caixa é a patrocinadora máster do atletismo.

“É uma honra e o privilégio celebrar a 3ª edição do Prêmio Melhores do Ano do Atletismo Loterias Caixa. Um momento único, onde nós temos a nossa história, relembramos os nossos heróis, aqueles que abriram as portas do atletismo brasileiro para o mundo, e nos inspiram. E também os nossos treinadores, atletas, árbitros, todos aqui juntos com o atletismo do futuro, com as revelações do nosso esporte que nos surpreende de forma positiva e mágica”, disse Wlamir Motta Campos, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) na abertura da cerimônia de premiação. Wlamir agradeceu a presença de Paulo Wanderley, presidente do Comitê Olímpico do Brasil, e o apoio que a CBAt recebe. Agradeceu os patrocinadores, os presidentes das Federações, os representantes dos atletas e dos treinadores, dos árbitros e dos ídolos do atletismo presentes. Explicou que nesta terceira edição do Prêmio os medalhistas olímpicos e campeões mundiais apadrinharam a premiação representando todos os integrantes do Programa Ídolos do Atletismo Loterias Caixa, um dos mais longevos do movimento olímpico.

O grande feito de Caio (CASO-DF) no ano passado foi conquistar a medalha de bronze na prova dos 20 km do Mundial de Budapeste, na Hungria, em agosto. E não foi só. Ganhou prata (20 km) e bronze (maratona de revezamento misto) nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Foi eleito o melhor atleta do atletismo pelo Comitê Olímpico do Brasil e campeão da World Athletics Race Walking Tour, circuito das principais competições de marcha atlética do mundo, equivalente à Liga Diamante para as provas de pista e campo.

No ano passado, Caio, que completou 33 anos no dia 19 de março, bateu duas vezes o recorde brasileiro dos 20 km (ele melhorou a marca no dia 3 de março deste ano, quando conquistou bronze no Grande Prêmio da China, em Taicang, com 1:17:44). “Estou muito feliz com essa premiação. Momento de celebrar o atletismo é fazer isso recebendo essa conquista me dá muita alegria. Em 2003 sai de um jogos da juventude tão feliz falando sou o décimo do Brasil. E agora ter esse privilégio de receber isso da Confederação junto com a comunidade do atletismo me deixa ainda mais contente”, disse.

O próximo desafio será o Mundial de Marcha Atlética por Equipes, dia 21 de abril, em Antalya, na Turquia. Em seguida começa a participação na temporada europeia de Grandes Prêmios.

Novidade no Prêmio Melhores do Ano Loterias Caixa de 2023, o Treinador Destaque, destinado ao profissional brasileiro que brilhou na temporada 2023 na categoria adulta, terminou empatado. Desta forma, Gianetti Bonfim e Darci Ferreira dividiram o Prêmio, de acordo com decisão de um Júri de Especialistas, formado por treinadores e jornalistas.

Giannetti e Darci receberam os seus troféus das mãos dos campeões mundiais Fabiana Murer e Darlan Romani. Toda a premiação foi apadrinhada pelos medalhistas olímpicos e campeões mundiais integrantes do Programa Ídolos do Atletismo Loterias Caixa.

Ex-marchadora de muitas conquistas no Brasil e no Exterior, Gia, como é conhecida, ganhou destaque por ser treinadora de Caio Bonfim, seu filho. Caio ganhou a medalha de bronze nos 20 km marcha atlética no Campeonato Mundial de Atletismo de Budapeste, em agosto, e duas medalhas (prata e bronze) em novembro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Pelos resultados, ele foi eleito o melhor atleta do atletismo no Prêmio Brasil Olímpico do COB. Gianetti Oliveira de Sena Bonfim orienta atletas do CASO, clube que fica em Sobradinho (DF) e de várias seleções brasileiras. Ela divide as funções com o marido, treinador e pai de Caio, João Sena.

“Vai ter festa em Sobradinho. Todo mundo viu pela TV Brasil Atletismo e está louco para eu chegar com o troféu”, comentou Gia que comemorou demais a conquista. “Nem nos meus melhores sonhos eu me vi recebendo um prêmio de melhor do ano”, afirmou Gia, que é advogada formada, mas se diz ser a pessoa mais feliz do mundo por ter optado pela carreira de treinadora de atletismo. Estava acompanhada de Caio Bonfim, seu filho e atleta e o principal homenageado da noite, e do marido João Sena Bonfim com faz a gestão do CASO e também é treinador.

*Fonte: CBAT

casoatletismo

Ler anterior

Caio Bonfim confirma favoritismo e vence os 20 km do Sul-Americano

Read Next

Caio Bonfim marcha bem em Podebrady

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *