Caio Bonfim obtém 13º título da Copa Brasil

Caio Bonfim (CASO-DF) e Viviane Santana Lyra (Praia Clube/Exército/Futel-MG) confirmaram o favoritismo e venceram, com grande domínio, os 20 km da Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética, que abriu a temporada nacional da especialidade neste domingo (18/2), em Vitória (ES), num circuito de 1 km na Mata da Praia. Ambos acreditam que esta foi a Copa Brasil mais rápida da história da competição (que não tem recorde) e comemoraram o grande início de temporada.

Com muito calor, mas sem sol na maior parte do tempo, a Copa Brasil abriu a corrida pelos índices olímpicos e para o Ranking por Pontos para os Jogos Olímpicos de Paris, em agosto, e também serviu de qualificação para o Sul-Americano de Marcha, que será realizado no dia 10 de março, na Arena Pernambuco, em Recife (PE).

Caio Bonfim e Viviane Lyra, ambos nos 20 km, já estão qualificados para a Olimpíada. A outra qualificada é Érica Sena (Pinheiros-SP), que mora em Cuenca, no Equador, e não participou da Copa Brasil – visa os GPs da Europa, preparatórios para os Jogos.

Medalha de bronze no Mundial de Budapeste, na Hungria, no ano passado, e eleito o melhor do atletismo de 2023 no Prêmio Brasil Olímpico do COB, recordista brasileiro com 1:17:47, Caio deve competir no Sul-Americano “como um teste, já que o clima de Recife é muito parecido com o que vai encontrar em Paris” e depois o Mundial por Equipes de Antalya, na Turquia, em 21 de abril. Caio quer ajudar o Brasil a conquistar vaga olímpica na prova da maratona de marcha atlética em revezamento misto – na qual foi prata, competindo com Viviane Lyra, no Pan-Americano de Santiago (CHL).

Caio conquistou o 13º título da competição na categoria adulta, com 1:21:26, uma verdadeira façanha na modalidade. Com 8 títulos que tem sua mãe e treinadora Gianetti Sena Bonfim, a família coleciona 21 títulos. “Agora a gente nem conta mais, desde que eu passei a minha mãe”, comentou. “É a Copa Brasil mais rápida da história. Em Brasília-2023, eu havia feito 1:21:55. E até o quarto colocado fez 1:23”, disse Caio.

Matheus Gabriel Correa (AABLU-SC) foi o segundo colocado (1:22:38) e Lucas Mazzo (CASO-DF), o terceiro (1:23:33). Caio também atribuiu o bom resultado da Copa Brasil ao nível atual da marcha atlética brasileira – citou Matheus Correa, Lucas Mazzo e também de Max Batista dos Santos, 4º colocado (1:23:39).

O atleta olímpico Matheus Correa disse que seu objetivo na temporada é buscar o índice para ir ao Jogos de Paris, em agosto. “Estou a 9 segundos do índice e animado depois do quinto lugar no Pan de Santiago, numa prova muito forte em que fui 5º, mas a 2 segundos do recorde pan-americano. É o meu melhor início de temporada”, disse Matheus, que treina com Ivo da Silva, em Blumenau.

Nos 35 km, a vitória ficou com Diego Pereira Lima (CASO-DF), com 3:03:51, e Mayara Luize Vincentainer (IABC/FMEBC-SC), com 3:02:46.

Por equipes, somados os resultados dos 35 km e dos 20 Km, os campeões foram: no masculino – CASO-DF, com 21 pontos, AABLU (9 pontos) e Praia Clube/Exército/Futel (4 pontos); no feminino – CASO-DF, com 19 pontos, AABLU (11 pontos) e Praia Clube (9 pontos).

Mais informações sobre a Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética e todos os resultados

CLIQUE AQUI

*Fonte: https://cbat.org.br/novo/noticias/noticia.aspx?id=106002

 

casoatletismo

Ler anterior

Caio Bonfim recebe o troféu de melhor do atletismo brasileiro em 2023

Read Next

Caio Bonfim confirma favoritismo e vence os 20 km do Sul-Americano

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *