Caio Bonfim (CASO-DF) fez uma prova incrível na sua 17ª vitória no Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo, nos 20.000 m da marcha atlética, nesta quinta-feira (27/6), na pista do Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Caio venceu com 1:19.52.1 e assim tornou-se o primeiro sul-americano a correr abaixo de 1:20. A marca foi recorde sul-americano, brasileiro e do campeonato em pista – a marca anterior era dele mesmo, com 1:20.13.6, de 25 de abril de 2021, em Bragança Paulista.
“Foi uma prova maravilhosa, gostei por ser o primeiro atleta sul-americano a correr esse tempo em pista. Esse ano eu quis me desafiar, correr em vários circuitos e em pista também. Isso traz confiança para chegar em Paris da melhor forma possível”, disse Caio, que agora seguirá para Serra Nevada, na Espanha, para fazer a sua preparação final aos Jogos Olímpicos. “Eu gosto de ir para lá porque é sempre segunda-feira!”, explicou sobre se concentrar na rotina de treinos, descanso, recuperação para mais treinos.
A marcha atlética está bem forte em todo o mundo, mas Caio também figura entre os melhores, o que faz com que a expectativa sobre os seus resultados aumente ainda mais. “Esperança é a palavra. Quero chegar na melhor forma possível para estar na briga. Na última Olímpica era o 22º e fiquei em quarto. É o pé no chão, literalmente, chegar na melhor forma possível para estar na briga. É boa forma, cabeça erguida e sonhar. Olimpíada é sonho.”
Max Batista Gonçalves dos Santos (CASO-DF) ficou com a medalha de prata (1:20.24.0) e Matheus Gabriel de Liz Correa (AABLU-SC) com a medalha de bronze (1:20.51.4).
Matheus está dentro das cotas pelo Ranking Mundial na corrida olímpica para Paris. “Com esse resultado vou para o 38º lugar no ranking. Vamos ver até domingo. Eu queria ter feito o índice, fiquei muito perto algumas vezes, como no Pan, em Santiago, mas a prova aqui também foi boa e isso mostra que estou numa crescente”, disse Matheus.
Da mesma forma, a prova feminina, que abriu a primeira etapa das competições do Troféu Brasil, teve bom nível técnico com a vitória de Viviane Lyra (Praia Clube-Exército-Futel-MG) com 1:30.38.3 para os 20.000 m, recorde brasileiro e da competição para a pista. Erica Rocha de Sena (EC Pinheiros) ficou com a medalha de prata com 1:32.06.0, seguida por Gabriela Muniz (CASO-DF) com 1:34.34.3.
Fonte: Cbat