Destaques da temporada e já qualificados para os Jogos de Paris, os marchadores Caio Bonfim, Erica Sena e Viviane Lyra disputam o 43º Troféu Brasil Loterias Caixa Interclubes de Atletismo como último compromisso antes do desafio olímpico. A competição será realizada de 27 a 30 de junho, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
Prova de abertura do programa do Troféu Brasil, na quinta-feira (27/6), os 20.000 metros marcha atlética feminina serão transmitidos pela TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da CBAt, às 5:30. O YouTube do Time Brasil e no Canal Olímpico entram na transmissão às 8 horas e mostram a prova masculina, a partir das 8:20. A prova dos 35.000 m será no domingo (30/6): a disputa feminina começa às 5:30 e a masculina, às 5:40.
“O Troféu Brasil faz parte da minha história, né?”, lembra Caio Bonfim (CASO-DF), que tem 16 títulos (12 dos 20 km e 4 dos 35 km), e conhece a competição desde criança, quando sua mãe e treinadora, Gianetti Sena Bonfim, era atleta.
“Eu cresci com a minha mãe viajando para o Troféu Brasil, ganhando o Troféu. Era aquela alegria de ir buscar depois no aeroporto… então eu sempre fico muito feliz de poder participar, é uma competição de grande importância para mim. É sempre a minha última prova antes dos grandes eventos, uma oportunidade de avaliação para continuar subindo degraus até os Jogos Olímpicos.”
Caio conquistou o índice olímpico na primeira competição do ano, em março, garantindo sua 4ª participação em Olimpíadas. Foi bronze no Grande Prêmio Chinês de Taicang, com 1:17.44 (a marca mínima exigida pela World Athletics é 1:20.10). Também se destacou no Mundial de Marcha Atlética por Equipes, em Antalya, Turquia, em abril. Ao lado de Viviane Lyra, alcançou a vaga olímpica no revezamento misto da maratona da marcha atlética, prova que estreia no programa do atletismo nos Jogos de Paris.
Depois da disputa do Troféu Brasil, os atletas deixam o país para a reta final de preparação para os Jogos Olímpicos. Erica Sena viaja para Portugal e fica no Complexo Esportivo de Rio Maior até a entrada na Vila Olímpica – o Centro de Treinamento português será a base do atletismo brasileiro antes da Olimpíada. Viviane segue para a Colômbia, e Caio optou por treinar em Serra Nevada, na Espanha.
*Com informações Cbat: https://www.cbat.org.br/novo/noticias/noticia.aspx?id=107233