• abril 6, 2025

Alunos se divertem aprendendo atletismo no Projeto Caso Olímpico de Sucesso

O Projeto Caso Olímpico de Sucesso, realizado pelo CASO (Centro de Apoio ao Sucesso Olímpico) em parceria com o Ministério do Esporte, por meio do Termo de Fomento 909760, tem transformado o aprendizado da modalidade de atletismo em uma experiência divertida e enriquecedora para crianças e adolescentes.

As aulas, conduzidas por professores especializados, vão além das técnicas tradicionais do atletismo. O projeto incorpora brincadeiras lúdicas que estimulam o desenvolvimento físico e social dos alunos, promovendo o engajamento e o aprendizado de forma descontraída.

Entre as atividades, destacam-se brincadeiras que integram os fundamentos do atletismo. Uma das favoritas é o “Pega-Bandeira Olímpica”, onde os alunos precisam correr e se esquivar rapidamente, simulando o treinamento de velocidade e agilidade. Outra brincadeira de sucesso é o “Salto do Sapo”, que trabalha o salto em distância de maneira divertida, onde as crianças competem para ver quem consegue pular mais longe imitando sapos.

Os professores também utilizam o “Revezamento Maluco”, uma adaptação do revezamento tradicional, onde os alunos passam objetos inusitados, como bolas ou bambolês, testando a coordenação motora e o espírito de equipe. Já o “Arremesso do Tesouro” transforma o lançamento de peso em uma caça ao tesouro, onde os participantes precisam arremessar objetos leves em alvos específicos.

De acordo com o coordenador geral do projeto, João Sena, o uso das brincadeiras facilita o aprendizado das técnicas do atletismo de forma natural e espontânea. “As crianças aprendem brincando. Elas desenvolvem habilidades motoras, como velocidade, força e coordenação, ao mesmo tempo em que se divertem e interagem com os colegas”, destaca.

Os alunos aprovam a metodologia. Um dos alunos, conta: “Eu adoro o ‘Revezamento Maluco’. A gente corre e se diverte muito! Nem parece que estamos treinando, parece uma brincadeira de verdade!”.

O Projeto Caso Olímpico de Sucesso segue firme em seu objetivo de proporcionar um ambiente seguro e acolhedor, onde o esporte é usado como ferramenta de desenvolvimento integral das crianças e adolescentes. E, pelo visto, a fórmula de aprendizado através da diversão tem dado muito certo!

casoatletismo

Ler anterior

Caio Bonfim conquista terceiro pódio na Europa, em Madri

Read Next

Brasileiros conseguem bons resultados na marcha na Europa