Caio Bonfim conquista o bicampeonato do circuito mundial de marcha atlética
Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF) e Otávio Henrique Vicente (Corville-SC) foram os campeões dos 20 km da marcha atlética, prova que abriu, neste domingo (18/8), o último dia de disputas do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-23 de Atletismo, em Bragança Paulista, São Paulo. Gabi Muniz venceu com 1:34.47.9, recorde do campeonato e brasileiro – bateu a marca de 2023, que era dela mesma.
Aos 22 anos, se despede da categoria como pentacampeã brasileira sub-23. Tem ainda o tricampeonato no Brasileiro Sub-20 e nem se lembra mais dos outros títulos e medalhas nas categorias sub-18 e sub-16 em dez anos de prática da marcha atlética. “Meu intuito era bater o recorde do Brasileiro do ano passado e deu certo.”
Gabrielly Cristina dos Santos (FECAM/ASSERCAM-PR) conquistou a medalha de prata com 1:47.26.6 e Bruna Batista Oliveira (AABLU-SC) a de bronze (1:48.15.8).
Gabi Muniz é atleta olímpica – competiu nos Jogos de Paris-2024 – e treina com Gianetti Sena Bonfim, no grupo de Caio Bonfim, medalhista de prata olímpica nos 20 km, em Sobradinho (DF). “Poderia ter sido melhor o meu resultado na Olimpíada – tive problema com a minha hidratação, que derramou. Mas foi uma experiência incrível.”
Gabi já sonha com os Jogos de Los Angeles-2028, mais experiente. “Temos quatro anos para trabalhar e estamos motivados pela melhor fase da marcha atlética na história da prova no país, que competiu com um time completo na França, e a conquista do Caio, como inspiração.”
O grupo faz muita “rodagem” em Sobradinho – “somos uns dez atletas”, comenta Gabi. Ele contou que treinar após as Olimpíadas nas ruas da cidade têm sido diferente, com todas as pessoas comuns reconhecendo a prova e buzinando para saudar os atletas que marcham em pelotão.
Otávio Vicente, de 19 anos, que é de Joinville (SC) conquistou a medalha de ouro com 1:32.08.1 – seu primeiro título brasileiro sub-23. “Eu queria o título para ir ao Sul-Americano”, disse o marchador, que está fazendo a transição dos 10 km para os 20 km. “No Sula eu quero fazer a minha melhor marca pessoal e não deixo de sonhar com o pódio.” O Campeonato Sul-Americano Sub-23 será em Bucaramanga, Colômbia, de 27 a 29 de setembro.
Mesmo para quem não treina junto com Caio Bonfim, que também é medalhista em Mundiais (bronze em Londres-2017 e em Budapeste-2023), a medalha olímpica foi muito especial para a marcha atlética. “Nessa reta final de treino para o Brasileiro, que foi muito desgastante, voltou o ânimo que a gente estava precisando depois da medalha do Caio. Foi uma felicidade enorme, nem dá para mensurar o tamanho”, disse Otávio, que treina com Margite Weise.
Edson Alves de Aguiar (Praia Cube-Exército-Futel-MG), com 1:34.39.5, ficou com a medalha de prata e Klaubert Ferreira de Franca (CASO-DF) com a de bronze (1:37.56.7).