Dia do Atletismo, o esporte número 1 no programa olímpico

O esporte-base, que usa os movimentos primários do ser humano, como correr, saltar, arremessar e lançar, é um dos mais antigos do mundo, fazendo parte dos primeiros Jogos Olímpicos da antiguidade, em 776 a.C., na Grécia

Bragança Paulista – O Dia do Atletismo é comemorado anualmente em 9 de outubro, embora não exista nenhum registro que oficialize esta data no País. Mas o apelo popular é grande e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) adotou há alguns anos a data para homenagear a todos que estão envolvidos na modalidade: atletas, treinadores, médicos, fisioterapeutas, fisiologistas, massoterapeutas, psicólogos, nutricionistas, pesquisadores, árbitros, dirigentes e administradores de federações e clubes, patrocinadores entre outros.

O atletismo é o único esporte considerado como de Classe 1, pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), devido a sua importância histórica e técnica, que vem desde os tempos antigos. Tanto que, nas 13 primeiras edições olímpicas registradas, a partir de 776 a.C., apenas o atletismo era disputado nas Olimpíadas na Grécia: uma prova de aproximadamente 200 m, chamada de “stadium”.

A origem remonta-se, porém, à própria história humana, na luta pela sobrevivência. Era necessário correr, saltar obstáculos e lançar objetos. A simplicidade das regras também explica a disseminação do esporte por todo o mundo. Afinal, os vencedores são apurados por medidas de tempo e distância. O campeão é o que corre mais rápido, que dá o maior salto ou que lança e arremessa mais longe.

Nos Jogos Olímpicos Modernos, iniciados em Atenas-1896, o atletismo é o esporte com mais participantes, o que tem o programa mais extenso e o que distribui o maior número de medalhas.

A Confederação Brasileira de Atletismo é o órgão oficial administrador da modalidade no País e filiada à World Athletics (ex-IAAF). Foi criada em 1977, depois da extinção da antiga CBD. Entrou em operação oficialmente em 1979. A entidade tem 27 federações filiadas, representando os 26 Estados e o Distrito Federal.

Em 2019, com a apresentação da nova logomarca e do plano de reposicionamento da entidade no mercado, o slogan adotado, “Porque Todo Brasileiro Vive o Atletismo”, retoma conceitos da criação do esporte-base e o uso de habilidades no cotidiano dos cidadãos brasileiros.

O atletismo, como conhecemos, teve seu formato definido na primeira metade do século XIX, na Inglaterra. O primeiro campeão dos Jogos da Era Moderna, em Atenas-1896, foi o norte-americano James Connoly, no salto triplo. A prova que já deu ao Brasil seis medalhas olímpicas, com Adhemar Ferreira da Silva, Nelson Prudêncio e João Carlos de Oliveira.

O Brasil tem vários outros medalhistas olímpicos como Joaquim Cruz, nos 800 m, Maurren Maggi, no salto em distância, Thiago Braz, no salto com vara, Vanderlei Cordeiro de Lima, na maratona, Robson Caetano da Silva, nos 200 m, e com os revezamentos 4×100 m masculino e feminino.

Mensagem do presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo, Warlindo Carneiro da Silva Filho:

“Ao Atletismo só tenho a agradecer por fazer com que eu acreditasse em mim quando eu achei difícil acreditar em mim mesmo.

Ao Atletismo agradeço por me mostrar, algumas vezes, o que eu realmente precisava enxergar, em vez do que eu queria ver, e também por ter me mostrado que existia um outro lado a considerar.

O Atletismo compartilhou coisas boas comigo, entre elas o valor de possuir uma família, grandes alegrias e excelentes lembranças.

Atletismo, obrigado por ter me ensinado, por meio de suas provas, o valor do conhecimento e da sabedoria. E por ter me dado muitos amigos.

Atletismo obrigado por ter me conduzido para o lado bom da vida, ensinando-me a ter perseverança, honestidade, transparência e resiliência.

Atletismo obrigado por ter me tornado um cidadão! Parabéns a todos os integrantes da comunidade do atletismo pelo nosso dia.”

Comemoração – Para marcar a data a CBAt promoveu, por meio do Departamento de Marketing e Comunicação, uma campanha, com a participação dos heróis do atletismo e de vários atletas em atividade, nas redes sociais. São mensagens em comemoração ao Dia do Atletismo.

Também o Bragança Garden Shopping vai homenagear o atletismo, com uma exposição virtual. A cidade é a casa da CBAt e do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA) e onde vivem e treinam parte de alguns dos principais atletas do Brasil.

A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.

Fonte: CBat – http://cbat.org.br/novo/noticias/noticia.aspx?id=20255

casoatletismo

Ler anterior

CBAt define datas dos Campeonatos Brasileiros Caixa em 2020

Read Next

ATLETAS DO CASO DE SOBRADINHO/DF PARTICIPAM DO CAMPEONATO BRASILEIRO CAIXA SUB-20 QUE ACONTECE EM SÃO PAULO

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *